Tudo o que precisa de saber para eliminar a caspa de uma vez por todas.
Recentemente recebemos um e-mail a pedir informações de como eliminar/acabar com a caspa, que atinge várias mulheres. Mas antes disso irei falar um pouco do que é a caspa.
A caspa é um problema bastante comum e que incomoda bastantes mulheres, é o nome popular dado a dermatite seborréica que alcança o couro cabeludo provocando uma descamação do mesmo. Esta não é contagiosa, e ocorre em ambos os sexos, ainda não se apurou a sua verdadeira causa sendo que esta pode ser desencadeada através da transpiração, lavagem pouco frequente dos cabelos, por uma má limentação, pelo stress e até pela lavagem do couro cabeludo com a água muito quente.
Dicas para eliminar a caspa
- Primeiro é necessário descobrir o factor que pode estar a causar o aparecimento da caspa, assim o tratamento será mais eficaz.
- Lavar o cabelo com água morna para fria, entre os 22 e os 20ºC.
- Evitar o stress.
- Beber água.
- Realizar uma alimentação saudável, que inclua legumes, frutas e alimentos com proteínas evitando assim o uso de gorduras animais e açúcar em demasia, dado que estas duas agravam a condição. Uma alimentação equilibrada é uma grande ajuda, dado que a caspa está relacionada com a desnutrição e com os distúrbios digestivos (aqui pode encontra um Guia para uma dieta e nutrição adequada).
- Não dormir com os cabelos húmidos nem molhados.
- Utilizar shampoos específicos para o tipo de problema, os shampoos anti-caspa.
- Lavar os cabelos diariamente, dado que assim permite a eliminação de agentes poluidores como resíduos industriais, poeiras e remoção da oleosidade excessiva. Lavar o cabelo diariamente não causa queda de fios, apenas elimina os que iriam cair de qualquer forma.
- Massagem capilar, de vez em quando realize uma auto-massagem com as suas mãos pressionado o couro cabeludo com a ponta dos seus dedos. Cinco minutos por dia é o suficiente, visto que activa a circulação no couro cabeludo.
Se o problema já estiver numa situação mais grave, aconselho a que procure um dermatologista primeiro, pois não haverá melhor pessoa para ajuda-la neste problema..

Adriana
Sem comentários:
Enviar um comentário